terça-feira, 4 de junho de 2013

Redes sociais como SAC e o Gerenciamento de Reputação


As redes sociais mudaram a forma como clientes e empresas se relacionam. O que antes era comunicação vertical se transformou em horizontal, no que diz respeito ao nível de informalidade e burocracia que os clientes encontram para se relacionarem com empresas. As marcas estão cada vez mais próximas dos clientes, e vice e versa. Com isso, as pessoas passaram a utilizar a internet, mais precisamente as redes sociais, como  plataforma de SAC.

Uma pesquisa realizada pela LeadPix Survery constatou que para os jovens, maiores usuários dos recursos digitais, as redes sociais são meios bastante eficazes para reclamação e contato com as empresas, pois o tempo de resposta ao cliente costuma ser consideravelmente menor que nos outros meios (telefone, chat online e PROCON). Assim, o SAC 2.0 surge como uma poderosa ferramenta para para manter uma boa percepção da marca.

Uma das principais características das redes sociais é a capacidade de propagação. O alcance, como Facebook e Twitter, é comprovado. Todos os dias milhares de novos usuários passam a utilizar estas redes para se comunicar e a presença das empresas no meio online se torna estratégica. A facilidade que as pessoas tem de propagar ideias nas redes sociais faz com que as marcas fiquem mais expostas a supostas insatisfações dos usuários. Por isso, o gerenciamento de reputação do SAC 2.0 é fundamental.


Plano de gerenciamento de reputação on-line

Estabelecer um plano de gerenciamento de reputação on-line para garantir uma percepção apropriada da empresa, marca e pessoal se torna extremamente importante. Um gerenciamento eficaz descobrirá o que as pessoas estão falando da empresa nas redes sociais a fim de melhor se relacionar com o público.
Contudo, o Gerenciamento de Reputação Online é uma estratégia muito mais complexa que apenas monitorar conversas on-line. Envolve gerenciamento pessoal, gerenciamento da marca e gerenciamento corporativo.

O que é reputação on-line e como deve funcionar

Reputação on-line é a imagem que é criada da marca através de informações compartilhadas em blogs, posts no facebook, fotos, tweets, vídeos, entre outros. 
Para a empresa alcançar uma boa reputação nas redes sociais é preciso, além de saber o que estão falando à respeito, interagir com as pessoas respondendo seus comentários positivamente. Gerenciamento e monitoramento de reputação tem a ver com ouvir e gerenciar a reputação com participação efetiva.

É preciso ter postura pró-ativa, procurando entender melhor o público a fim de proporcionar uma experiência mais enriquecedora com a marca. É fundamental entender que este canal de comunicação é diferente dos outros e requer novos processos estruturais, uma vez que a interação é pública e pode provocar reações positivas ou negativas para a reputação da marca.



Como medir resultados nas redes sociais


As redes sociais desempenham papel fundamental para as marcas que querem ser facilmente encontradas e contatadas por seus clientes.

Contudo, ainda há uma certa resistência por parte de empresários que não veem esta ferramenta como potencializadores de novos negócios para sua empresa. Um dos principais motivos está em como medir resultados nas redes sociais.

Quando se fala em mensurar resultados muitos acham que os critérios são sempre os mesmos, e, as redes sociais, estão inclusas nestas diferenças. Mensurar resultados nas redes sociais é uma tarefa muito mais complexa, os critérios são baseados em capital social, não financeiro, como é o caso dos emails marketing, métricas de otimização de sites ou links patrocinados. Estão ligadas ao mercado social (reputação).


O que estamos querendo dizer é que no ambiente das redes sociais a moeda que se adquire ao aumentar o capital social é outra, tão importante quanto. É a de reputação, engajamento e credibilidade, chamada de whuffies.

Com esta moeda de troca virtual, se ganha ou se perde com base nas atividades on-line e no que as pessoas pensam das corporações.
Três critérios devem ser analisados para mensurar resultados nas redes sociais:

- Engajamento: o quanto as pessoas estão interagindo com a marca;
- Buzz: o quanto a marca está repercutindo de forma natural na internet;

- Conversão: o quanto a marca está sendo convertida para o mercado econômico.

Após analisar estes três critérios, o próximo passo e colocá-los em ferramentas especializadas que irão indicar como cada uma deles está se movendo, através de relatórios. Algumas das mais conhecidas são:

- Ferramentas de agendamento: Sprout Social, TweetDeck, Hootsuite e o próprio Facebook.

- Ferramentas de análise: Graph Edge, Google Analytics, TwitterCounter e Facebook Insights.

- Ferramentas de monitoramento
: Seekr, Scup, LiveBuzz, Social Metrix, Radian 6, How Sociable e Who’s Talkin.

Fonte:http://www.convertte.com.br/como-medir-resultados-nas-redes-sociais/

A importância das redes sociais para as empresas

É difícil acreditar, mas, mesmo com a explosão das redes sociais e todas as vantagens em possuir perfis corporativos nas redes, algumas empresas ainda não perceberam a real importância em estar presente neste meio e deixam de lado fatores que podem ser de fundamental importância para a marca.

Posicionamento de forma efetiva nas redes sociais

A empresa criou um perfil nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Foursquare e etc), tudo resolvido? Ainda não. Uma das principais questões que envolve essa realidade é o fato de muitas empresas acreditarem que basta só estar presente na rede. Que não há necessidade de um acompanhamento, gerenciamento e geração de conteúdo eficaz e relevante, pertinentes com o universo da marca, então, o que era pra ser um ponto positivo na reputação da marca pode se tornar negativo.
Portanto, profissionais de mídias sociais são indispensáveis neste processo. São eles que planejam, diagnosticam, executam e transformam a rede social em uma poderosa mídia.

Por que não basta só ter um site institucional

Possuir um site institucional nos tempos de hoje é o mínimo que uma empresa pode fazer para que o seu público a encontre. Porém, os tempos mudaram, e as ferramentas também. Sites são diferentes de redes sociais. Dificilmente alguém entra no site de uma marca todos os dias, já nas redes sociais sim. Portanto, uma marca que quer ser lembrada precisa estar próxima do público, ou seja, nas redes sociais.

O que uma empresa ganha com as redes sociais

São muitos os benefícios das redes sociais para as empresas, vamos citar alguns: mídia de relacionamento, lucratividade, dados e relatórios relevantes, métricas, presença, conhecimento do público, informação, público, credibilidade, confiança por parte dos usuários, buzz, alcance, interação e popularidade.
Resumindo: investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Empreendedorismo nas Redes Sociais


Não existe fórmula mágica para conquistar usuários nas redes sociais, quando sua empresa inicia um processo de publicidade nas redes sociais, é buscar uma maneira mais adequada para interagir com o seu público-alvo, variando cada negócio.

É interessante que cada empresa inspire em ideias inovadoras e criativas.

Entender e conhecer iniciativas de pequenos empreendedores também é um grande avanço para buscar reconhecimento nas redes sociais. Veja algumas ficas de como esses novos empreendedores das redes sociais conseguiram conquistar presença online e suas estratégias.

Uma boa imagem com conteúdo relevante é essencial. Quando se tem uma boa imagem que atraia uma quantidade relativa para seu negócio, a chance de atrair uma quantidade maior de clientes é grande. Hoje ainda é possível compartilhar imagens através das redes sociais e ainda obter ferramentas que ajudam no tratamento. Uma dessas redes são: Flickr, Instagram e Tumblr.

Porém, segundo uma das empreendedoras que utiliza deste meio de compartilhamento Lydia Himmen, dona da Plus, uma galeria de arte online em Goiânia (GO),  “Dá muito certo fazer contato com os artistas e postar o passo a passo da criação de uma obra. Arte envolve encantamento e esse processo de transformar as matérias primas em uma peça é mágico, as pessoas gostam de saber como foi feito, quais foram as etapas percorridas.”

Quando utiliza-se as imagens para qualquer finalidade, elas devem ter o mesmo processo rigoroso como se fossem comentários. É preciso ter cautela. É possível obter sucesso através das redes sociais, independentemente de qual for, elas servem para aproximar o consumidor do empresário, formar novas opiniões, expor marcas e atingir uma quantidade imensa de gente ao mesmo tempo. Invista você também sua marca nas redes sociais!

As redes sociais mais acessadas no Brasil

O ranking das redes sociais mais usadas no Brasil:

Com base nos dados de Fevereiro de 2013, o posicionamento das redes sociais no Brasil é o seguinte:

1º Facebook com a esmagadora maioria de 65% da cota de mercado. Este valor é 0.52% superior ao do mês anterior e 27.47% superior ao verificado no mesmo mês de Fevereiro do ano passado, constituindo assim um aumento de 73,2% face à cota que apresentava no ano anterior. Atualmente os utilizadores passam em média 28 minutos nesta rede social.

2º YouTube com 18% de cota de mercado, mais 1,53% do que o ano anterior. 22 minutos e 51 segundos e o tempo médio que os membros passam nesta rede social.

3º Orkut com 3% de participação. No mesmo mês do ano anterior o Orkut tinha uma cota de 28.17% e encontrava-se na 2º posição. É de notar que esta rede social que liderou durante vários anos no Brasil, apenas foi ultrapassada em Janeiro de 2012, isto é, há pouco mais de 1 ano. Verifica-se assim uma queda vertiginosa desta rede social do Google (lançada em Janeiro de 2004), pelo que somos levados a concluir que o seu fim poderá estar para breve. Face à grande penetração que esta rede social teve no mercado Brasileiro (em Outubro de 2011 cerca de 60% dos membros da rede social eram do Brasil), em 2008 o Google anunciou que a rede social ficaria totalmente operacional a partir este país. Um dos fatores que está a contribuir para esta grande queda é a tentativa que o Google está a fazer para que os utilizadores passem a sua conta da rede social do Orkut para o Google+. 

4º Ask.fm, com 2,52%

5º Twitter, com 1,91%

Estas redes sociais por estarem muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, acabam por oferecer muitas mais funcionalidades que estes nichos valorizam, face às redes sociais mais populares (e também mais generalistas).

As redes sociais mais populares

As redes sociais mais usadas em cada país, têm variado significativamente ao longo do tempo.

Entre os últimos estudos efetuados por várias companhias, verificam-se uma discrepância significativa no que toca às redes sociais mais populares a nível mundial.

É com naturalidade que encontramos o Facebook liderando a lista em todos os estudos, mas as diferenças começam logo a partir da 2ª posição. Enquanto alguns estudos apontam o Twitter como sendo a rede social que se segue, outros colocam já o Google+ logo a seguir ao Facebook.
E de notar que o Facebook, criado em 2004, já é a principal rede social em muitos países desde 2007. Em Portugal apenas o foi em Dezembro de 2009 (ultrapassando o hi5 na altura), e no Brasil apenas em Janeiro de 2012 (ultrapassando o Orkut), tendo assim sido um dos países com uma das penetrações mais lentas.

Alguns dos fatores que estão na base das discrepâncias encontradas nos estudos são os critérios mais valorizados pelos mesmos, como por exemplo o número de utilizadores existentes, que visitaram o site no último mês (considerados como ativos) ou o número de páginas visualizadas.
De modo a se perceber estas diferenças apresentamos as 15 redes sociais mais populares, segundo 2 estudos.
Pela eBizMBA, cuja informação é baseada no site da Alexa, em Fevereiro de 2013, as 15 redes socias mais populares são: 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • MySpace
  • Google+
  • DevianArt
  • LiveJournal
  • Tagged
  • Orkut
  • CafeMom
  • Ning
  • Meetup
  • myLife
  • Multiply
Considerando o estuda da GlobalWebIndex as mais populares são: 
  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • Twitter
  • Qzone (China)
  • Sina Weibo (China)
  • Tencent (China)
  • Youku (China)
  • Todou (China)
  • LinkedIn
  • RenRen (China)
  • Tecent Weibo (China)
  • 51.com (China)
  • MySpace
  • Badoo
Um dado muito relevante neste último estudo é o fato de nas 15 redes sociais mais populares se encontrarem 8 chinesas.
Entre as redes sociais que apontam um maior crescimento os estudos também variam muito. Algumas das redes sociais apontadas como sendo as que têm o maior crescimento são: 
  • Google+
  • SlideShare
  • Twitter
  • Pinterest
  • Ozone
  • Tecent Weibo
  • Sina Weibo
Um dos pontos em que os mais variados estudos são unânimes é o fato de apontarem que a tendência atual e futura será a de um estrondoso aumento que as redes sociais internacionais e temáticas começarão a ter.
As redes sociais temáticas ou de nichos, são caraterizadas por oferecerem funcionalidades muito mais focadas nas comunidades a que se dedicam, face ao que oferecem as redes sociais generalistas.


domingo, 2 de junho de 2013

Como conquistar mais seguidores nas redes sociais

Atrair seguidores para sua empresa em redes sociais exige tarefas de curta e larga duração



Além de conquistar audiência, é necessário mantê-la satisfeita com o conteúdo que consome, para que compartilhe experiências positivas. O público pressupõe que sua pequena empresa é especialista, portanto, valorize sua capacidade influenciadora e acredite: é possível conquistar fãs reais que apoiarão sua marca em redes sociais. Confira algumas dicas importantes.
1. Propague suas redes: compartilhe a existência da rede social de sua marca ou empresa entre os próprios funcionários.
Envie e-mails-marketing personalizados a possíveis prospects ou empresas parceiras. Caso opte por um modelo mais intimista, crie uma assinatura ao enviar e-mails, ou comentar em blogs, com links para suas redes.
2. Mantenha seu canal atualizado: fãs momentâneos não agregam à empresa. O importante é ter fãs fiéis.
Para isso, é necessário relembrá-los constantemente da existência de seu negócio, prestando serviços e oferecendo informações relevantes. A melhor maneira de imputar a credibilidade de sua marca é oferecer conteúdo inspirador, educativo e motivacional.
O uso de imagens e citações é interessante, mas o equilíbrio é necessário. Uma pitada de bom humor aos seus posts também pode ajudar.
3. Seja receptivo: uma empresa que está sempre à disposição de seus clientes tende a ser mais valorizada e consequentemente mais disseminada.
Esteja pronto para sanar dúvidas e dar feedbacks relativos a compras e prestações de serviço. Faça com que sua marca não seja apenas demandada a responder questionamentos, mas seja também propositiva e pesquise sobre o que estão falando sobre ela.
4. Compartilhe suas redes em seu site ou blog: ative botões e atalhos de compartilhamento do conteúdo de sua página, e contribua para que o usuário conheça seu canal e partilhe com os amigos.



Fonte:http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-conquistar-mais-seguidores-nas-redes-sociais

Brasil é o maior mercado de internet na América Latina


Em 17 de maio o mundo celebra o Dia Internacional da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. Para se ter ideia da importância da rede mundial de computadores, apenas no Brasil, o número total de usuários ativos na internet, tanto em casa quanto no trabalho, atingiu 52,3 milhões de pessoas, excluindo os meios móveis. O país é a sétima audiência da internet e o maior mercado na América Latina, ou seja, 35% dos 131 milhões de usuários estão em terras brasileiras, conforme relatório publicado pela comScore.
A rede mundial de computadores surgiu em plena Guerra Fria e era usada para fins militares. Após sua popularização, a internet tornou-se instrumento de trabalho, de estudo e de lazer. O diretor-presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto, explica que a rede mundial de computadores representou um novo ciclo para a humanidade. “O surgimento dessa ferramenta configurou uma nova revolução em todos os setores e, principalmente, no comportamento humano. As empresas estão valorizando as negociações online e até segmentos tradicionais estão investindo no mundo virtual. Diversos serviços já podem ser realizados através de um clique ou de um toque, como comprar pela internet, ensinar à distância, localizar um estabelecimento, pagar contas”, complementa o especialista em inteligência digital.



As redes sociais também fazem sucesso no Brasil. Pesquisa da comScore mostrou que, somente no Facebook, plataforma com o maior número de usuários no mundo, os brasileiros gastaram mais de 90% do tempo. “O Facebook está no topo do ranking das redes sociais, com 67 milhões de usuários, alta de 458% entre 2011 e 2012, segundo afirmação do vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen. Também não podemos deixar de citar o comércio eletrônico, que conquista cada vez mais adeptos no país. De acordo com a empresa e-bit, para 2013 a estimativa de faturamento do setor chega a R$28 bilhões. Os números mostram a revolução que a internet causou e ainda causa na vida das pessoas e como está mudando a maneira de relacionamento e de fazer negócios”, ressalta o especialista.


Fonte:http://blogmidia8.com/2013/05/brasil-e-o-maior-mercado-de-internet-na-america-latina.html


As vantagens e desvantagens das Redes Sociais

Vantagens e Desvantagens

          A expectativa é que, além de contribuir com a educação, as redes sociais possam estimular também mudanças positivas nos métodos e nas formas de ensino, aprendizado e estudo. Se o que era futuro já virou presente, o que está sendo construído agora é uma rede de futuras possibilidades. Pegando emprestada uma prática comum nas redes sociais, possibilidades construídas com a colaboração de todos.
          Existem diversas outras vantagens como: O fluxo de informações instantâneas aumenta no mundo. Com isso as pessoas ficam mais informadas dos acontecimentos ao redor do planeta. O estudo nas salas de aula pode ser implementado com pesquisas instantâneas na internet, um jornalista pode pesquisar e escrever mais de 4 ou 5 matérias por dia, coisa que antigamente só conseguia escrever uma. Mas a que considero principal vantagem é o contato com outras culturas.
           Graças as redes sociais, uma pessoa no Brasil pode conhecer costumes, culturas e tudo relacionado a uma pessoa que mora na Nova Zelândia, e melhor, podendo falar diretamente com ela! Conhecendo a cultura de outros povos só faz você ser uma pessoa mais culta em relação a vários assuntos, e ainda poderá treinar línguas estrangeiras.
           Mas como nem tudo é um mar de rosas, também há as desvantagens. A mais expressiva é o vício. Infelizmente a internet e as comunicações digitais em geral trazem um comodismo e um vício para usuários descontrolados. Trocar um encontro de amigos para ficar com entretenimentos na internet por exemplo é um acontecimento grave e deve ser tratado. O entretenimento digital não é condenável, mas não pode substituir encontro com amigos e exercícios físicos.
 Abaixo segue um video que explicará com mais detalhes o assunto acima exposto:
 

Que cuidados devemos tomar quando estamos numa rede social?

Conversas Pessoais:

Nos sites de relacionamento você pode enviar mensagens ou postar notas no mural de outro usuário. O mural está lá para todos verem, enquanto as mensagens são entre o remetente e o destinatário, como em um e-mail. Assuntos pessoais e privados nunca devem ser compartilhados no mural. Você não vai sair pelos quatro cantos anunciando uma questão privada para o mundo, e a mesma coisa acontece na Internet.

Sua senha:

Este é o item nº 1 de sua lista de coisas que não devem ser compartilhadas. Até mesmo compartilhar sua senha com um amigo para que ele possa logar-se e checar algo para você pode ser arriscado. Isso é especialmente verdade com casais que acreditam haver confiança suficiente entre eles para compartilhar essas coisas.Como muitas pessoas utilizam os "artifícios " que a internet nos oferece de má fé devemos ter alguns cuidados ao utilizar.
Que é o caso da imagem acima que mostra uma pessoa utilizando o MSN para marcar um encontro com uma outra. Para muitas pessoas isso é normal mas só que , ele esta utilizando uma identidade falsa pois dá muito bem para perceber que ele não é pessoa pela qual ele esta se passando.Esse é apenas um de vários outros perigos da internet fique atento.
Fonte: http://redes-sociais2010.blogspot.com.br/2010/11/que-cuidados-devemos-tomar-quando.html#comment-form

sábado, 1 de junho de 2013

Afinal, o que são Redes Sociais?

Oi gente, iniciarei fazendo um sucinto panorama acerca do assunto deste blog. Serão apresantados nas  próximas postagens: artigos, vídeos, reportagens e curiosidades sobre essa meio de comunicação importantíssimo nos dias atuais e que todo o administrador deve conhecer como também entender e fazer bom uso dessa ferramenta.




Breve introdução em relação a redes sociais
 Atualsites como o Facebook e o Twitter estão por toda a parte. Ao ouvir falar em tweets e em postar em murais, curtir e coisas do tipo, você deve ficar se perguntando se o mundo das redes sociais é para você. Uma breve explanação em referência a isso irá ajudá-lo a entender o que são realmente redes sociais.mente
Afinal, o que são Redes Sociais?
Uma Rede Social é uma estrutura composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos em comuns. Uma das características fundamentais de definições das redes são a sua porosidade e abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
  Na maioria das vezes os sites de redes sociais funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. Tais sites oferecem vários níveis de controle de privacidade. Como por exemplo: o Facebook permite que outras pessoas encontrem o seu perfil, procurando pelo seu nome ou endereço de email, mas você pode proteger as informações particulares do seu perfil de qualquer um que você não tenha aprovado especificamente. Já no Twitter, você pode definir que suas atualizações sejam particulares, podendo ser vistas apenas pelas pessoas que você aprovar.

Seu objetivo é juntar um grupo de pessoas com quem você esteja interconectado por um ou mais fatores. Algumas redes sociais estão montadas especificamente ao redor de interesses especiais. Esses sites existem para compartilhar experiências, conhecimentos e formar grupos sobre tópicos específicos.

Essas redes têm transformado a forma de comunicar das pessoas, tamanha a capacidade do seu alcance mundial, influenciando opiniões, mobilizando e criando grupos e trazendo informações em questão de segundos
.